sábado, 9 de maio de 2009

Tipo Assim - O livro

A personagem Clarice Bean é "absolutamente" humana. No livro encontramos uma série de pequenos conflitos domésticos e escolares. É o tio da mãe que foi expulso do asilo, o que fazer com os cachorros do tio que não podem ir para o asilo, é a dificuldade de escolher o projeto escolar, é a melhor amiga que desaparece, é a professora antiquada que não aprova os livros que ela lê, é a descoberta de que os meninos também podem ser interessantes. O sumiço da taça que será dada ao ganhador do priojeto. A narrativa se passa em dias da semana. Quando a personagem conta "Passei um fim de semana absolutamente horrível e miserável porque minha melhor amiga, a Betty, não é mais minha melhor amiga." você se transporta para a infância e lembra de suas brigas infantis e a seguida depressão que causava em sua pessoa. Clarice conversa com a mãe sobre sua tristeza e que lindo conselho a mãe lhe dá. A familia é linda.
Em paralelo há outra história, que é narrativa das aventuras de Ruby Redfort, personagem da coleção preferida de Clarice Bean. Lógico uma é o alterego da outra.
O desfecho caminha para o dia da apresentação do projeto. Mas a lição merecida quem recebeu foi Dona Clotilde, a professora que é uma pessoa absolutamente chata.

Editora Ática. livro de Lauren Child

Um comentário: